sexta-feira, 23 de março de 2012

Depois de tanto fazer rir, Chico Anysio deixa o Brasil triste


Conhecido por seus inúmeros personagens, Chico Anysio provavelmente tem uma referência distinta para cada pessoa. Para muitos, ele é Alberto Roberto, do Zorra Total, para outros, o professor Raymundo, da Escolinha do Professor Raimundo. Há ainda quem escute falar de Chico e lembre do vampiresco Bento Carneiro, que também foi quadro do humorístico semanal. Fora os que curtiram suas versões comentarista esportivo, compositor e diretor, algumas das muitas facetas da célebre personalidade da qual o Brasil agora se despede.

Chico Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no Ceará em 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Aos seis anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, cidade onde mais tarde aflorariam todos os seus múltiplos talentos.
CARREIRA - No fim da década de 40, o jovem Chico decidiu fazer um teste para locutor de rádio. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, mas ficou em segundo lugar, atrás somente de outro jovem iniciante, Sílvio Santos. Iniciou então sua carreira na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções, entre elas radioator e comentarista de futebol. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Estreou na TV Globo Rio em 1957 no programa Noite de Gala, e em 1959 ficou com o Só em Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro, que mais tarde se chamaria Chico Total.

Chico Anysio trabalhou ao lado - atuando e dirigindo - de grandes nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo
Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros.

Desde 1968 Chico está ligado a Rede Globo, onde vivenciou seus papeis de maior destaque. Na emissora, estrelou quase 70 personagens em programas como Chico City, Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.

Além dos humorísticos, Chico participou das novelas Terra Nostra, Sinhá Moça, Pé na Jaca e Caminho das Índias, além de viver personagens em diversas minisséries. No cinema, o humorista também deu o ar de sua graça, interpretando o pai da protagonista em Tieta do Agreste e fazendo uma ponta em Se Eu Fosse Você 2. Ele ainda dublou o rabugento Carl Fredricksen, na versão em português da animação Up! - Altas Aventuras.

Após a saída de Boni da diretoria executiva da Globo, nos anos 90, Chico surgiram comentários de que o artista estaria perdendendo espaço na programação, pois estabelecia uma relação bastante afinada com o ex-diretor. A situação foi agravada em 1996, após um acidente em que Chico fraturou a mandíbula. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretava o Dr. Saraiva e, em 2006, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. Em 2009, o humorista voltou ao programa Zorra Total para reviver o personagem Vampiro Brasileiro.

FAMÍLIA - Chico Anysio teve oito filhos. Do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley nasceu Lug de Paula, que também seguiu carreira de ator. Depois, vieram o também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli. Teve ainda André Lucas, filho adotivo de Chico, e o DJ Cícero Chaves, da relação com Regina Chaves. Com a ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo, teve Bruno Mazzeo e mais tarde teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. Atualmente, Chico estava casado com a empresária Malga Di Paula.

O humorista era irmão da também atriz Lupe Gigliotti - com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio
do ator Marcos Palmeira.


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio é um nasceu no Ceará, mas mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Iniciou a carreira no rádio, na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel Carbono de Renato Murce. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio trabalhou ao lado, ou mesmo dirigindo, os maiores nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como: Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros brilhantes humoristas. É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a grande atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo.

Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da também atriz Lupe Gigliotti, com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira. Atualmente, Chico é casado com a empresária Malga Di Paula.

Desde 1968, encontra-se ligado a Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretava o Dr. Saraiva e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. Em 2009, o humorista voltou ao programa Zorra Total para reviver o personagem Vampiro Brasileiro.

Nome: Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho
Data de nascimento: 12/04/1931
Signo: Áries
Atividades: Humorista
Cidade de nascimento: Maranguape - CE

Relembre alguns personagens vividos por Chico:

Trabalho/ Personagem/ Categoria

Uma Professora Muito Maluquinha/ como Monsenhor Aristides/ Filme
Caminho das Índias/ como Namit Batra/ Novela
Up - Altas Aventuras/ como Carl Fredricksen (Dublagem)/    Filme
Programa Chico e Amigos / como vários personagens/ Programa
Se Eu Fosse Você 2/ como Olavo de Albuquerque / Filme
Guerra e Paz/ como Padre Santo / Seriado
Cilada/ como Dep. Sandoval/ Programa
Pé na Jaca / como Cigano/ Novela
Sinhá Moça/ como Everaldo/ Filme
Sítio do Pica-Pau Amarelo/ como Dr. Saraiva/ Seriado
A Diarista / como Rúbio/ Seriado
Brava Gente/ como Detetive Brito/Cego / Filme
Terra Nostra / como Barão Josué Medeiros/ Novela
O Belo e as Feras/ como vários personagens/ Seriado
Zorra Total/ como Bento Carneiro / Alberto Roberto / Justo Veríssimo
Tieta/ como Zé Esteves/ Novela
Chico Total/ como vários personagens/ Programa
Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados/ como vendedor de caixões / Minissérie
Estados Anysios de Chico City/ como vários personagens/ Programa
Escolinha do Professor Raimundo/ como Professor Raimundo/ Seriado
Chico Anysio Show/ como vários personagens/ Programa
Chico City / como vários personagens/ Programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de visitar nossa página no Facebook: http://facebook.com.br/allcrazyinpoa
Siga-nos no twitter: @semprenew

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade