quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ensino que dá certo em Alvorada-RS

Cores vivas predominando nas paredes sem danificação e pichações,biblioteca com centenas de livros,laboratório de informática,banheiros limpos e pátio cercado de muito verde.Este era o ambiente da Escola Estadual Vale Verde até o começo deste ano.
Mas não ficou só nisso,hoje é ainda melhor! Tudo porque, com dedicação e força de vontade o diretor Pedro Ricardo Ribeiro , juntamente com seu corpo docente e discente,literalmente transformou o local. Ao contrário do que se vê em muitas escolas públicas, a Vale Verde é considerada um exemplo na cidade.
Vivemos tempos em que alunos não têm vontade e a preocupação de ir à escola. Dentre vários motivos está a questão de aulas não serem tão "chamativas" quanto os alunos necessitam.
Quem diria que a participação em um seminário em maio de 2010 pudesse revolucionar o ensino e consequentemente a vida de uma comunidade escolar? Pois foi isso o que aconteceu e ainda acontece na Escola Estadual Vale Verde, localizada no bairro Piratini.
Tudo começou quando o diretor Pedro Ricardo participou de um congresso em São Paulo,onde teve a oportunidadede conhecer mais sobre a lousa digital.
Diferentemente de escolas particulares, os recursos das escolas públicas é muito deficitário. Porém, quando se quer algo com força de vontade,determinação e pessoas em que se possa confiar, as coisas acontecem. Pois foi isso o que aconteceu quando Pedro trouxe a idéia de São Paulo e quis utilizar a novidade tecnológica em sua escola.
Mas não era bem assim. Com uma parceria entre iniciativa privada e a escola, a primeira lousa foi comprada e logo os alunos e professores aprovaram o investimento, fazendo com que a aula ficasse mais dinâmica e interativa, pois a lousa possui acesso à internet, auxiliando quando alguma dúvida surge por parte dos estudantes.
"A lousa é sinônimo de dinamismo e praticidade, pois quando surge alguma dúvida, logo esclarecemos com auxílio da internet que é acessada instantaneamente por meio da lousa", explica Ari Klein, professor de História.
Hoje a escola possui três lousas e se prepara para receber a quarta. Neste  meio tempo Vale Verde pulou do sétimo  para o segundo lugar na classificação das escolas públicas de Alvorada e diminuiu a evasão escolar.
Para os alunos a instalação da louda propicia um aprendizado mais eficiente e dinâmico. "Com a lousa, consigo entender melhor a matéria além de ser divertido e prático aprender" comenta Taline Terezinha Machado de Lima, aluna da 5ª série.
Mas as novidades não ficaram por conta somente da lousa. Além disso, quem chega na escola encontra um ambiente de calma e tranquilidade e um sentimento de estar em sua própria casa. Tudo porque as paredes são pintadas de várias cores e quadros negros são espalhados pelo pário da escola para de que os estudantes não escrevam nas paredes.
" Sempre tentamos fazer com que o aluno quando esteja na escola se sinta como se tivesse em sua própria casa. Com estas iniciativas isto está acontecendo", afirmou o diretor da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de visitar nossa página no Facebook: http://facebook.com.br/allcrazyinpoa
Siga-nos no twitter: @semprenew

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade